Planejamento e orçamento para uma reforma de sucesso 

Saiba como o planejamento e o orçamento são partes indispensáveis na hora de fazer uma reforma 

Um dos maiores desafios de quem está fazendo uma reforma é o planejamento da obra e o orçamento dos itens que serão necessários. Fazer uma reforma não é algo que costuma ser barato, afinal, os materiais costumam ter um valor alto e não é tão fácil assim encontrar um profissional de confiança para realizar o projeto. Por isso, é importante que um planejamento seja feito, para que nenhuma expectativa seja quebrada durante a reforma.

Aliar o espaço da reforma aos desejos do cliente não é uma tarefa fácil. Muitas vezes é necessário ir atrás de soluções eficazes que vão garantir o aproveitamento do espaço e deixar o cliente satisfeito. O planejamento se torna importante exatamente nesse momento, para que tudo seja explicado, sem deixar nada faltando. Além disso, orçar o valor de cada material evita surpresas ao longo da reforma. Pisos e revestimentos devem ser os primeiros itens da lista, seguidos pelas tintas e outros materiais necessários.

Todos sabemos como uma reforma pode ser estressante, já que vai além da sujeira e do barulho — em uma obra sempre acontece alguma coisa que deixa tudo mais complicado. Para que nenhum imprevisto aconteça durante a obra, confira abaixo a importância de um planejamento de reforma, capaz de garantir que o processo seja o mais tranquilo possível.

Conteúdo

A importância de um planejamento de reforma

Planejar uma obra significa ter que tomar decisões a respeito de cada processo que envolve a reforma com antecedência, já que todas as atividades devem ter o aval do cliente. Por isso o planejamento de reforma é tão importante, principalmente se você contratou uma equipe para esse serviço. Antes de mais nada, converse com a sua equipe, exponha os detalhes da reforma, estipule prazos e programe cada uma das etapas. 

Pergunte sobre o desenvolvimento do projeto e o planejamento da reforma, procure entender como será feito cada processo e quanto tempo será necessário até a finalização da obra. Dessa maneira você consegue ter uma lista completa de materiais, além de buscar fornecedores e identificar o que mais for necessário.

Vale lembrar que o planejamento de reforma está ligado ao orçamento disponível para a realização da obra. Se você tem um orçamento maior, consequentemente vai conseguir realizar mais coisas. Com um orçamento menor, no entanto, é necessário pensar no que é relevante, já que cada centavo importa. 

Os benefícios do planejamento de reforma 

Há muitos benefícios ao planejar com detalhes uma reforma. Conheça alguns deles a seguir.

Redução de custos

Você terá todo o controle sobre as fases da reforma e vai saber quais materiais são realmente necessários. Assim, é possível comprar os itens de acordo com a evolução da reforma, evitando gastar mais do que precisa.

Entregas dentro do prazo

Fazendo um planejamento de reforma, você vai saber exatamente o que deve ser feito e o que já está sendo feito na obra, favorecendo um monitoramento de cada etapa. Dessa forma, você evita atrasos e possíveis falhas.

Maior controle

Ao acompanhar o desenvolvimento da reforma, você consegue identificar qualquer falha mais rapidamente e pode dizer o que deve ser priorizado. 

Como organizar e planejar uma reforma?

Além de planejar uma reforma, é importante saber como realizá-la. Alguns tópicos são recomendados para essa parte. Confira!

  • Procure uma mão de obra qualificada para fazer a reforma.
  • Defina todos os detalhes da obra, tudo que será feito, os materiais necessários e como será feita a organização de cada etapa.
  • Busque fornecedores de confiança.
  • Faça a famosa comparação de preços e defina o seu orçamento para saber quanto você pode gastar.
  • Compre os materiais de acordo com a evolução da obra.
Compartilhe este conteúdo

Similar Posts