A importância do ar condicionado nas suas finanças

ar condicionado na parede externa

O bom tempo chega e o aquecimento dá lugar ao ar condicionado. Parece que com o bom tempo e o aumento das horas de sol, você vai acender menos a luz e economizar na conta.

Uma falsa crença que pode ser contraproducente se o ar condicionado não for usado de forma eficiente e responsável no verão, prejudicando as suas finanças, por causa das contas de eletricidade.

O ar condicionado é um dos aparelhos elétricos mais utilizados no verão, principalmente nos países mais quentes, sendo também um dos responsáveis pelo aumento das contas de energia, tendo impacto negativo tanto no ambiente, como nas nossas finanças.

Não fazer uso eficiente e responsável desse aparelho, pode afetar negativamente nossa saúde e nosso bolso. O que você pode fazer para usar o ar condicionado de forma responsável e sem gastar muito?

Já de seguida, a Selectra mostra como você pode economizar com o seu ar condicionado de uma forma bem responsável e até conseguir guardar dinheiro para investir.  Em primeiro lugar, escolha um dispositivo eficiente. Todos os aparelhos possuem uma etiqueta de identificação que indica o grau de eficiência que possui. A letra A, acompanhada da cor verde, indica que um aparelho é energeticamente eficiente. Adquirir um aparelho eficiente, com indicador A, representa uma economia de 40% no consumo de energia.

Instale os aparelhos o mais longe possível da luz direta do sol. Se o sol o atingir constantemente, pode não apenas danificar o sistema, mas custará mais para funcionar e, portanto, consumirá mais.

  • Coloque o aparelho em temperatura média. Para se ter uma ideia, é aconselhado que o termostato seja ajustado em 24 graus, no entanto, se considera que o corpo deve se adaptar à temperatura do verão, e você deve usar roupas mais leves e ajuste o termostato para 26 graus.
  • Se o tiver, instale o modo Eco, pois permite reduzir o consumo em 30%.
  • Evite colocá-lo à noite. Mesmo que tenha um modo especial de baixo consumo, é melhor ir para a cama quando estiver frio e desligá-lo. Abra as janelas para fazer corrente e você reduzirá muitas horas de consumo. Além disso, é muito prejudicial dormir com o ar condicionado ligado. Seca as membranas mucosas (dos olhos, garganta, nariz) etc.
  • Isole sua casa. Um bom isolamento mantém a temperatura interior. À noite, abra as janelas e as persianas, deixando o ar entrar, e de manhã, quando o sol brilha, abaixe as persianas para manter a temperatura interna e evitar que fique mais quente. Ao colocar o ar condicionado, feche todas as portas e janelas, para não desperdiçar energia.
  • Limpe o aparelho regularmente. Os filtros de ar, quando sujos, obrigam o aparelho a consumir mais energia do que o habitual para arrefecer.

Agora que sabe como usar seu ar condicionado para evitar grandes gastos, sabia que já existem estes sistemas que podem ser controlados através do seu smartphone e internet? Pois é, o ar condicionado com wi-fi é um aliado da economia, pois ao ser controlado e programado, tem um consumo de energia mais controlado e isso se reflete nas contas de energia no fim de cada mês.

Transforme seu ar condicionado antigo em um inteligente

É cada vez mais comum ter o controle total da sua casa a partir do seu celular com vários aplicativos, com apenas um apenas ou usando sua voz.

Portanto, se você não quer ter muitos controles em cima da mesa ou está simplesmente procurando simplificar tudo, pode converter seu ar condicionado em um aparelho inteligente com alguns truques e dispositivos que permitirão escolher a temperatura através do seu smartphone, desligá-lo, ligá-lo ou programá-lo.

Investir em um ar condicionado pode não valer a pena se já tivermos um instalado em casa, mesmo que não tenha Wi-Fi. Assim como existem ventiladores inteligentes que podemos controlar ou programar com o celular, você pode fazer o mesmo com o ar condicionado.

Assim, você tem duas opções: pode comprar um novo (que é o mais recomendado se você não tiver ou precisar renová-lo) ou então pode transformar um ar condicionado em um inteligente se o que você tem funciona perfeitamente ou se você queria aproveitar uma oferta imperdível de um modelo sem conectividade à internet. A solução passa por uma série de dispositivos ou dispositivos que fornecem inteligência ao seu ar para que você possa controlá-lo com sua voz, com o telefone, etc.

Dado o crescente aumento dos custos de energia, a preocupação com as alterações climáticas e o compromisso em combater o excesso de consumo de energia, ter um sistema de ar condicionado conectado à rede Wi-Fi vai trazer-nos grandes poupanças na nossa fatura de eletricidade.

Para controlar o consumo do ar condicionado, a maioria dos apps possui um sistema integrado de monitorização do consumo de energia dos nossos equipamentos. Isso nos permitirá ter maior controle e otimizar os gastos programando quando está ligado e quando deve ser desligado.

Vantagens de usar um ar condicionado por wifi

A principal vantagem de comprar um ar condicionado via Wi-Fi é que teremos a oportunidade de ligar o ar condicionado no trabalho ou a caminho de casa, sem ter que esperar que o cômodo se climatize. Para aqueles dias de muito frio ou calor e você está ansioso para chegar em casa para climatizar sua casa, gostaria de chegar e encontrar a temperatura que deseja? Com certeza que sim.

Outra vantagem importante é que poderemos programar quando deve ligar e quando deve desligar, para economizar mais energia sem ter que lembrar que o aparelho deve ser desligado à hora certa.

Também é conveniente que o software e o aplicativo do ar condicionado WiFi sejam fáceis de instalar e geralmente muito intuitivos.

Da mesma forma, é possível usar o aplicativo de ar condicionado WiFi em qualquer tipo de dispositivo móvel, ou seja, pode ser um smartphone ou um tablet, o importante é que seja compatível com aplicativos móveis e tenha internet.

O software é compatível com qualquer sistema operacional, independentemente do modelo ou marca do celular.

Algo que deve ser levado em consideração antes de instalar um sistema de ar condicionado WiFi é que não podemos controlá-lo remotamente se nosso celular não tiver uma conexão estável à Internet, embora também possa ser usado com pacotes de dados móveis.

E o problema mais comum é que os aparelhos não são compatíveis com a marca de ar condicionado WiFi e pode não ser possível instalar essa função.

Se gostou desse conteúdo compartilhe com pessoas que podem gostar dessas dicas. Continue acompanhando o 4You Finanças para mais dicas sobre gestão financeira.

Compartilhe este conteúdo

Similar Posts