Como conseguir, de fato, guardar dinheiro para investir?

Entenda como você pode equilibrar o orçamento para realizar seus objetivos

O brasileiro está aprendendo a investir, mas a maior parte da população esbarra no desconhecimento sobre educação financeira para conseguir dar os primeiros passos. Mesmo assim, os números são animadores. 

De acordo com a ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades do Mercado Financeiro e de Capitais), os brasileiros investiram cerca de R$ 4,5 trilhões em dezembro de 2021. Aqui neste artigo, vamos lhe ajudar a equilibrar suas contas para começar a investir. 

Este artigo é indispensável para quem quer comprar criptomoedas, investir em ações ou títulos do Tesouro Direto e CDBs. Se você tem dificuldades para organizar suas contas, separamos algumas dicas fáceis, mas muito importantes para te ajudar a controlar o seu orçamento. Confira abaixo:

Conheça seu orçamento 

O primeiro passo para equilibrar a sua vida financeira é conhecer o seu orçamento. Sem isso, você nunca poderá colocar as contas em ordem. Então, é fundamental que você reveja seus extratos e anote tudo para entender o seu fluxo de gastos e renda. 

E, a partir de agora, utilize uma planilha ou um aplicativo de controle financeiro para anotar gastos e receitas futuras. Dessa maneira, você pode entender como você ganha e gasta o seu dinheiro e começar a vislumbrar estratégias para fazer o seu dinheiro sobrar no fim do mês. 

Classifique seus gastos e planeje suas receitas 

Agora que você conhece o seu orçamento, é hora de começar a organizá-lo. Por isso, classifique os seus gastos. Veja quais são seus gastos fixos e variáveis e determine os seus níveis de importância no seu dia a dia.

Dessa forma, você pode separar os gastos em essenciais e supérfluos e começar a entender onde você pode economizar na hora de gastar e no que você precisa frear o impulso na hora das compras. 

Também é importante planejar as receitas para saber as datas de pagamentos, isso é importante tanto para quem ganha um salário fixo quanto para quem recebe pagamentos de clientes. 

Com isso, ficará muito mais fácil definir datas de pagamentos a serem feitos e realizar compras em períodos nos quais você poderá arcar com os custos. O planejamento também pode ajudar a impor limites nos gastos para que eles não ultrapassem suas receitas, evitando que você crie dívidas. 

Faça um planejamento para zerar as dívidas 

Se você analisou o seu orçamento, classificou seus gastos e viu que possui dívidas, dê prioridade a elas. Sem estar com as contas em dia, fica muito difícil começar a guardar dinheiro para investir.

Dessa maneira, faça um planejamento que lhe permita pagar as suas dívidas antes de pensar em poupar dinheiro. Você pode verificar ainda as possibilidades de quitar as dívidas de uma vez ou de, pelo menos, renegociar as parcelas para aliviar o seu orçamento. 

Monte um orçamento equilibrado dentro de sua realidade

É preciso ter consciência! Então, é importante que você monte um orçamento que esteja dentro da sua realidade. E é bem simples! Basta que você se planeje para não gastar mais do que ganha e consiga cobrir todos os gastos essenciais do dia a dia. 

Dessa forma, você pode se planejar para diminuir os gastos supérfluos, fazendo com que eles encaixem no seu orçamento. Não é preciso cortar o seu lazer, mas você pode diminuir os custos e encontrar formas mais baratas para ter momentos de relaxamento e curtição ao longo do mês. 

Estipule prazos e metas de investimento 

Dentro de um orçamento equilibrado e sem dívidas, você pode começar a planejar os seus investimentos. Uma boa dica é que, durante todo esse processo de equilibrar a sua vida financeira, você também estude sobre investimentos. 

Assim, você pode definir os seus objetivos e definir quais são os tipos de investimentos que mais se adequam às suas necessidades. Com isso, você pode começar a investir, realizando um planejamento para estipular prazos e metas de investimentos que estejam dentro da sua realidade.

Não há nenhum segredo ou fórmula para ter uma vida financeira mais saudável e começar a investir. Você precisa de reflexão sobre seus gastos e receitas e de conhecimento sobre educação financeira. Esse é o caminho para ter contas equilibradas e ser um investidor de sucesso.

Se gostou desse conteúdo compartilhe com pessoas que podem gostar dessas dicas. Continue acompanhando o 4You Finanças para mais dicas sobre gestão financeira.

Compartilhe este conteúdo

Similar Posts