Gastar dinheiro em marketing não é despesa, é investimento.

Muitos empreendedores infelizmente ainda pensam que gastar dinheiro com marketing digital é considerado despesa. Mas a palavra ou o pensamento correto seria Investimento.

Um investimento em qualquer esfera só pode ser considerado despesa, quando não existe um monitoramento profissional analítico do que está sendo investido, como está a saúde desta ou daquela estratégia, bem como o resultado de tal investimento.

Um bom exemplo do que falamos acima, seria uma empresa que investe por exemplo R$1.000,00 com anúncios patrocinados no Google Ads, no mínimo o investidor deveria saber quantos cliques ou leads está tendo de retorno; quantas impressões estão sendo mostradas e talvez, quantas possíveis conversões.

Um bom gestor financeiro precisa ter a mente aberta para entender que o marketing digital veio para ficar, é claro que a concorrência online é muito maior nos dias atuais, e isso tornam os desafios ainda mais complexos. Mas quais as ferramentas adequadas para investir sem gastar muito?

Primeiramente, é preciso lembrar que existem algumas ferramentas que são muito necessárias e são gratuitas, confira as ferramentas de marketing digital gratuitas a seguir:
Google Meu Negócio

Uma ferramentas gratuita e extraordinária, muito eficaz para estratégia de marketing de geolocalização, a ferramenta gratuita do Google prioriza a localidade, o endereço físico do negócio.

Também é possível patrocinar os anúncios no Google Meu Negócio, mas a princípio, a versão gratuita atende muito bem as expectativas de qualquer empresa.

Mas não podemos esquecer que para aproveitar bem todas as funcionalidades do GMB, é preciso ter um site no mínimo profissional, e em se falando de criação de sites, precisamos nos atentar bem, porque muitas vezes será preciso contratar um profissional da área para que as diretrizes do Google sejam respeitadas no desenvolvimento.

Nesse formato, o seu site, blog ou loja virtual estarão aptos, com os critérios básicos iniciais prontos para competir nos resultado de busca orgânica de praticamente todas os buscadores da internet.
Uma outra ferramenta bastante utilizada e totalmente gratuita é o Google Trends.

Para que serve o Google Trends?

O Google Trends é uma ferramenta de marketing digital criada para pesquisar tendências de palavras chave de todo o mundo, podendo-se fazer comparações inicialmente com até 5 pesquisas relacionadas.
A poderosa ferramenta do Google também é capaz de mostrar pesquisas por países, estados e formatos diferenciados de pesquisa com a mesma palavra chave, tudo isso, nos dá um norte para um planejamento e investimento certo nos anúncios, sejam gratuitos ou patrocinados.

Não poderíamos deixar de mencionar uma ferramenta global para medir / analisar todas as nossas ações no marketing, nesse sentido temos o Google Analytics.

Conheça o Google Analytics

Com esse “sistema”, podemos medir várias ações de outras ferramentas num só lugar. No Google Analytics, é possível monitorar os acessos orgânicos; os acessos do Google Ads; os acessos das mídias sociais e de vários outros sites.
Essa ferramenta de monitoramento e análise, também é capaz de informar quais são as páginas mais acessadas, quantos usuários estão no seu site em tempo real, bem como, quais os termos digitados pelos usuários, e ainda, de qual dispositivo ou país são oriundos os acessos.
E para que o seu site esteja sempre em perfeitas condições para atender os critérios do Google, foi criado o Google Search Console.

Mas para que serve o Search Console?

Além de monitorar apenas os acessos orgânicos, O Google Search Console também foi criado para monitorar possíveis erros e melhorias no seu site, blog ou loja virtual.

Essa ferramenta é bastante funcional, mas é preciso um pouco de conhecimento técnico para manuseá-la, o ideal seria contratar um profissional que entenda em manutenção de sites para esse trabalho mais técnico.
Falando um pouco das estratégias patrocinadas, confira algumas ferramentas pagas e necessárias.
Google Ads

A primeira ferramenta que pensamos quando se fala em anúncio patrocinado é sem dúvida o Google Ads, embora existam outros patrocinados, tais como: Microsoft Ads ( Bing Ads ); Yahoo Ads, entre outros.
Uma das pesquisas mais procuradas na internet é…

Como anunciar no Google Ads?

É possível encontrar vários tutoriais no Yotutube sobre o assunto, porém, o ideal é contratar uma agência de anúncios patrocinados para gerenciar seus anúncios do Google, devido a alta complexidade da ferramenta.
Algumas empresas ainda se arriscam em fazer treinamentos básicos sobre a ferramenta, e isso acaba por trazer um desperdício considerável da verba investida. Acredite, é melhor contratar um profissional que faça a gestão desse tipo de investimento.

Ainda existe o anúncio patrocinado das mídias sociais, e dependendo do seu serviço ou produto, esse modelo de anúncio não poderá ser descartado.

Vale a pena anunciar no Facebook ou Instagram Ads?

Essa é uma pergunta relativamente fácil de responder, mas não é tão simples descobrir se vale a pena ou não, isso vai depender de uma série de testes e obviamente investimentos, somente após isso, poderemos informar baseado em dados analíticos diversos, se vale a pena continuar com o investimento ou se precisará ser redirecionado para outra área.

Em geral, as empresas querem retornos imediatistas, porém, se a estratégia for por exemplo, uma campanha de massificação de marca “para que sua marca fique conhecida”, certamente essa é uma estratégia a longo prazo e que vai demandar um investimento considerável.

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