Vender imóvel: o que é home staging?

Estratégia de venda ajuda a valorizar os pontos fortes dos imóveis, facilitando a negociação

Ainda não muito conhecido no Brasil, o home staging é uma estratégia que se tornou bem comum nos EUA e na Europa nas últimas décadas. Com ela, os corretores de imóveis têm tido maior facilidade em vender uma casa, arrematando os compradores com uma primeira impressão forte.

Mas você sabe o que significa isso? E como adotar táticas que valorizem essa estratégia? Leia o texto abaixo para entender melhor este assunto.

O que é home staging?

Nos anos 1970, a corretora norte-americana Barb Schwarz percebeu uma estratégia que facilitava a venda de imóveis para os compradores. Por meio de pequenas alterações no visual dos cômodos, ela conseguia tornar o imóvel mais atrativo, a ponto de não apenas vendê-lo mais rapidamente, mas também por um preço acima do anunciado.

De uma maneira geral, o home staging é uma estratégia para identificar e valorizar os pontos fortes de uma propriedade, para ser apresentado aos interessados. Ao mesmo tempo, essa aprimoração do visual também tem o objetivo de reduzir ao máximo os pontos fracos dos cômodos. Isso tudo com base de que a primeira impressão que o comprador tem de um imóvel é determinante para a sua compra ou não.

Entretanto, essa técnica não está atrelada a decoração, já que o home staging vai além de gostos pessoais e procura sempre agradar a todos. Essa técnica pode ser trabalhada em várias frentes, desde a arrumação de algo que não está esteticamente agradável em um cômodo, passando pela higienização e até mesmo envolvendo mudanças estruturais em um único cômodo.

Como o objetivo é agradar o maior número de pessoas, pode ser interessante repensar a cor da parede de um quarto ou sala. Se ela é vermelha ou azul, que demonstra um gosto pessoal do morador, é interessante mudá-la para um tom neutro, que torne o ambiente mais iluminado e agradável e favorece à venda ao comprador.

Como adotar o home staging?

Para valorizar o imóvel, o vendedor pode recorrer aos trabalhos e conhecimentos do Home Stager, profissional que aplica diferentes técnicas do home staging. No entanto, o vendedor também pode adotar algumas práticas para valorizar o seu imóvel. Conheça algumas delas abaixo.

Saiba quais são os pontos fortes do imóvel

Mesmo que não seja um profissional e nunca tenha trabalhado com a venda de imóveis, todo mundo sabe a importância de valorizar os melhores atributos da sua residência. Com isso, é válido listar quais são esses pontos que devem ser trabalhados em uma apresentação da sua casa.

Aproveite este momento para preparar os argumentos que expliquem porque esses pontos são os melhores. Com isso, você já é capaz de sanar eventuais dúvidas dos compradores e passa para eles a certeza de que essas características realmente devem ser valorizadas.

Faça uma boa higienização

Para muitos, fazer uma boa limpeza pode ser uma dica óbvia, mas é fundamental reforçar. Entretanto, quando se está procurando por um imóvel para comprar, as pessoas não se sentem confortáveis com um ambiente que esteja com a aparência suja, ou mesmo que tenha muitos móveis, pois passa a impressão de estar bagunçado e desorganizado.

Por isso, é interessante certificar-se que o ambiente está apresentável antes de tirar as fotos para o anúncio. É desejável que se procure passar uma imagem harmoniosa e minimalista da sua casa, reforçando a amplitude dos espaços, assim como sua funcionalidade e boa iluminação.

Tire fotos de qualidade

Ligado ao tópico anterior, também está a importância de tirar boas fotos do seu imóvel. Afinal, elas serão o primeiro contato que os potenciais compradores terão com sua residência, portanto, é importante que elas passem a melhor impressão da sua casa.

Estude quais são os melhores ângulos e posicionamentos para registrar fotos de qualidade, que valorizem o espaço e a iluminação de cada cômodo. Você pode tirar fotos de diversos ângulos e consultar amigos e familiares para saber quais apresentam o resultado mais agradável.

Não confie em tendências passageiras

Por fim, a recomendação é que você não aposte em tendências de decoração do momento ao se preparar para vender o seu imóvel. Essas tendências tendem a passar rapidamente e, após isso, pode ser mais difícil realizar outras mudanças para anunciar sua casa. Nesses momentos, é importante lembrar-se de que o intuito do home staging é agradar o maior número de pessoas.

Para mais conteúdos como este continue navegando pelo site da 4You Finanças, veja melhores dicas de investimentos!

Compartilhe este conteúdo

Similar Posts