Cidades com maior valorização imobiliária no Brasil em 2022

Santa Catarina é o estado com mais endereços na lista

Segundo dados de 2022 do índice FipeZap, o preço do metro quadrado no Brasil subiu, e, ao mesmo tempo, muitas pessoas se viram com necessidade de mudar para regiões consideradas melhores. Confira a lista das cidades a seguir e conheça a Águia Branca como opção para viajar.

Quanto custa uma casa própria no Brasil 

Os preços de moradia no Brasil variam de forma bastante irregular, principalmente em grandes centros urbanos. Porém, dados do IPCA indicam que o valor médio do metro quadrado no país gira em torno de R$ 7.874,00. O sonho da casa própria mudou conforme as gerações mais novas foram chegando, e também com os hábitos de pessoas com vontade de investir de forma mais planejada em bens duráveis.

A elevação dos preços também se dá pelo maior interesse em construtoras e locatários de investirem em imóveis nesses lugares. Economia, segurança, infraestrutura de escolas, saúde, lazer, entre outros fatores, influenciam diretamente na valorização dos imóveis nessas cidades.

Pessoas estão buscando residências melhores e mais seguras

Após a pandemia, muitas pessoas que haviam se isolado das cidades continuaram vendo benefícios no afastamento. O trabalho remoto possibilitou que, por exemplo, uma pessoa de classe média consiga morar no litoral com diversos benefícios, inclusive financeiros, e frequentar os centros quando necessário, com fácil acesso rodoviário.

Com isso, muitas cidades que oferecem boa estrutura e oferta de imóveis se viram com preços valorizados, tanto no mercado de empreendimentos de luxo, quanto casas e apartamentos regulares, mas localizados em áreas com mais acesso à natureza e à vida urbana agradável.

Vitória – Espírito Santo

Vitória é uma cidade que entrega uma boa quantidade de novos empreendimentos, além de uma excelente estrutura urbana de frente para o mar. Para quem busca ter um apartamento de investimento, Vitória atrai muitos turistas em feriados e épocas de viagens, podendo render ganhos em aluguéis o ano todo.

Vila Velha – Espírito Santo

Vila Velha possui o segundo maior IDH do Espírito Santo, com casas e apartamentos distribuídos em bairros à beira mar. O cenário urbano, rodeado de belezas naturais, chama a atenção de compradores, e a cidade entrou para a lista de maior valorização imobiliária em 2022.

Vila Velha já foi uma vila de pescadores, e pontos de sua história estão tombados pelo IPHAN. A cidade possui mais de 30 km de litoral, cobrindo praticamente todos os distritos com lazer natural.

Balneário Camboriú – Santa Catarina

Sede de empreendimentos de luxo, vida noturna agitada e excelente qualidade de vida, Balneário Camboriú é uma das cidades com o metro quadrado mais caro do país. Em 2022 ela segue na lista, com infra estrutura moderna e com excelente retorno financeiro de locatários e construtoras com negócios a médio e longo prazo.

Maceió – Alagoas

Centralizada entre diferentes regiões turísticas do Nordeste, Maceió é um destino que entra na viagem de quem quer conhecer vários lugares em uma única viagem. Suas opções de praia e hábitos litorâneos a tornam uma cidade com bons imóveis para quem quer investir em apartamentos e casas fora dos centros urbanos.

Itajaí – Santa Catarina

Atrativo para o mercado náutico, a cidade de Itajaí possui um perfil econômico de crescimento, boa infraestrutura urbana e contato direto com a natureza. Próxima de Florianópolis, a cidade oferece qualidade de vida para quem quer morar, e garantia de boas vendas para imobiliárias.

A cidade é repleta de restaurantes, bares e lojas, que oferecem opções para todos os gostos, além das belas praias que fazem a diferença na rotina de moradores e turistas.

Se gostou desse conteúdo compartilhe com pessoas que podem gostar dessas dicas. Continue acompanhando o 4You Finanças para mais dicas sobre gestão financeira.

Compartilhe este conteúdo

Similar Posts