Saiba como economizar nas compras do mês

Confira as 5 dicas para gastar menos 

Orçamento doméstico é um assunto sério. Todos os meses, temos que fazer as contas para saber se o salário dará e se sobrará aquela gordurinha para gastos extras. Por isso, é importante sempre buscar locais com os preços mais baixos e as promoções a fim de enxugar o orçamento e de não passar aperto.

Durante os últimos anos, os valores subiram, e as compras ficaram cada vez mais caras. Segundo o IPCA, os alimentos e as bebidas subiram 13% em apenas 12 meses, principalmente o óleo de soja e o arroz, que tiveram um aumento de, respectivamente, 80% e 40%.

Além disso, ainda houve as altas dos combustíveis, com mais de 40%, e da conta de luz, que teve um aumento de cerca de 20%. Sem falar nos demais aspectos, como aluguel, água, colégio e gastos mais supérfluos. Isso mostra que, mais do que nunca, é preciso saber economizar.

Muitos consumidores já têm sentido a alta nos valores e buscado formas de tornar as contas mais baixas. Uma pesquisa feita pela consultoria Kantar, por exemplo, mostrou que, de 2020 para 2021, a procura por itens com preços mais acessíveis aumentou muito. A procura por linhas mais econômicas de desodorante, por exemplo, cresceu quase 40%, e de alvejantes cresceu 29%.

5 dicas para economizar quando for fazer a compra do mês

Este é o momento ideal para aprender as melhores formas de controlar os gastos e de não desperdiçar. Aquele ditado de que “cada centavo conta” é verdade e faz muita diferença no final do mês.

Por isso, aproveite para anotar as dicas e para colocá-las em prática quando for ao mercado, fazer suas compras do mês.

  • 1. Não vá ao supermercado com pressa

A mesma regra que os nutricionistas falam de não ir ao mercado com fome para não comprar besteiras, serve aqui, mas com outra roupagem.

Ir ao supermercado ou ao seu local de compras com pressa fará você olhar com menos atenção os preços ou pegar o que vier primeiro, sem comparar ou buscar promoções melhores.

Ademais, você acaba levando mais produtos do que deve ou esquecendo algum e tendo que comprar depois. Sendo assim, vá com calma, separe algumas horas para isso e faça tudo com atenção. Lembre-se: a pressa é inimiga do bolso!

  • 2. Limpe e organize seus armários de comida

Antes de fazer as compras da semana ou do mês, faça sempre uma geral no seu armário ou na sua despensa. Isso porque, muitas vezes, compramos produtos repetidos, por exemplo.

Faça a limpa e veja o que está faltando de verdade. Assim, você economiza e, ainda, evita o desperdício ao jogar produtos fora por passarem da validade. 

  • 3. Faça uma lista de compras

A velha e boa dica da lista de compras ainda é muito importante. Sempre que for sair para comprar, cheque aquilo de que precisa e coloque os itens em uma lista. Dessa forma, você terá em mente o que realmente necessita e não levará nada a mais por impulso.

Uma dica para quem não quer ter que refazer a lista toda semana ou todo mês é ter uma listagem fixa, com tudo de que necessita naquele período. Contudo, lembre-se de dar uma checada nos armários a fim de ver se realmente precisa daquilo tudo ou se será necessário acrescentar algo.

  • 4. Deixe as crianças em casa

Fazer compras com pequenos pode ser muito divertido, mas também muito caro. Sabemos que é difícil a criança sair e não pedir um doce, um sorvete ou um chocolate. E, quando estamos pensando em economizar, infelizmente, nem sempre é possível.

Então, se tiver como, deixe as crianças em casa na hora das compras. É mais fácil evitar comprar itens supérfluos quando estamos sozinhos.

  • 5. Fique de olho nas promoções

Geralmente, mercados, hortifrútis e padarias têm dias especiais para promoções. Um dia para carnes, outro para legumes e um para alimentos não perecíveis, por exemplo.

Fique de olho em tais datas para conseguir os produtos com valores mais baixos e que farão diferença no final do mês.

Também busque grandes promoções como aniversário do mercado, semana da beleza e queima de estoque, por exemplo. São ótimas opções para produtos com os descontos de que a gente gosta.

Se gostou desse conteúdo compartilhe com pessoas que podem gostar dessas dicas. Continue acompanhando o 4You Finanças para mais dicas sobre gestão financeira.

Compartilhe este conteúdo

Similar Posts