Saiu da casa dos pais? 5 dicas para o jovem adulto

Dicas para tornar a fase de sair da casa dos pais e morar sozinho muito mais fácil e divertida

Ei, você que acabou de sair da casa dos seus pais, se mudou e agora está morando sozinho deve estar se perguntando ‘’e agora’’? Mas calma, para tudo há solução. 

Esse texto vai ser perfeito para você! Louças infinitas, boletos para pagar, casa para limpar, almoço e jantar para preparar, e muitas vezes, lidar com itens que nunca imaginou se preocupar, como comprar materiais de construção.

Conforme crescemos, a lista de tarefas vai aumentando. Com isso, as tarefas parecem ser infinitas. Dessa forma, você vai precisar de muito planejamento e maturidade para conseguir administrar isso em todas as áreas da sua vida. 

Mas relaxa, nós estamos aqui para te ajudar e vamos te dar dicas fresquinhas para você conseguir se virar nessa sua nova aventura! Confira a seguir.

Conteúdo

5 Dicas para o jovem adulto se virar:

Sair de casa vai demandar de você muita organização para que as coisas deem certo. Agora é você que administra suas próprias contas. Isso é bom, porque traz muita liberdade, mas também pode ser cansativo.

Para ajudar, separamos 5 dicas para você tornar a sua rotina mais otimizada e não deixar nenhuma tarefa pendente, como um boleto vencido ou uma louça na pia. 

Planejamento financeiro 

Agora que você vai ser responsável pelo seu lar, uma porcentagem do seu dinheiro vai ter que ser destinado diretamente aos boletos. Por isso, nada de gastar mais do que você deve! 

Fazer planilhas de gastos ou utilizar aplicativos de controle de contas podem ser uma ótima solução e vai te ajudar muito a controlar para onde vai o seu dinheiro. Dessa maneira, você evita dívidas no cartão de crédito e ainda consegue se planejar para investir aquela grana extra que vai garantir uma viagem futura, por exemplo. 

Organização de horários 

Você vai perceber que a sua lista de tarefas e responsabilidades vai triplicar se você não conseguir se organizar, não vai sobrar tempo para mais nada. 

Mas não se assuste com as demandas que uma casa ou apartamento podem trazer.  Use a abuse de cronogramas e separe dias específicos para aquelas tarefas chatas de casa. 

Ter uma rotina definida pode ajudar e muito até no seu bem-estar. Você vai conseguir cumprir todas as tarefas e ser responsável com as suas obrigações de administrar uma casa.

Planejamento alimentar 

Nem só de miojo e coca-cola vive o ser humano. É essencial que você continue mantendo uma alimentação regular e saudável. Para isso acontecer, nada de pular refeições ou comer porcarias. 

Uma dica é fazer mercado contando com o que você precisa comer durante aquela semana ou mês. Dessa forma, você evitar gastos extras com deliverys de comida e não irá faltar nem sobrar comida, o que pode ser um desperdício, pois pode estragar. 

Outro ponto importante é nunca ir ao mercado com fome, porque assim você evitará gastar dinheiro de forma impulsiva com alimentos que não são saudáveis. 

Marmitas 

Outra dica para complementar o planejamento alimentar são as marmitas. Separar um dia, no final de semana, por exemplo, e fazer todas as marmitas que vai precisar para o restante dos dias, ajuda muito. 

Dessa forma, você consegue economizar muito tempo no dia a dia e acaba comendo de uma maneira muito mais saudável e adequada. Na correria da rotina, essa dica vai evitar muitas dores de cabeça.

Nunca misture roupas brancas com coloridas

Provavelmente você já escutou essa e não ligou, mas confie porque lavar roupas e deixá-las bonitas pode ser um grande desafio da vida adulta.

Por isso, qualquer dica de lavagem de roupa merece a sua atenção. Leia as instruções de rótulos e separe as roupas por cores.

Ao observar a quantidade de peças, verifique bem a limpeza da máquina de lavar, principalmente se você divide a lavanderia com outras pessoas, pois isso pode te salvar de possíveis danos futuros. 

Compartilhe este conteúdo

Similar Posts