8 sistemas e apps para conseguir organizar sua vida financeira

pessoas segurando dinheiro, calculadora, extrato bancário

Ter cuidado com o dinheiro próprio, ou da administração de uma empresa, requer conhecimento técnico e estudo. No entanto, a gestão financeira moderna conta com aplicativos e sistemas que permitem a automatização dos processos de controle próprio de forma atualizada, trazendo facilidades ao cotidiano e otimizando o gasto.

A necessidade de acompanhar os ganhos e os gastos, além da possibilidade de fazer compras online, sem a necessidade de ir até uma loja física ou um banco para sacar dinheiro, tornou os aplicativos digitais uma facilidade nunca experimentada em outros tempos. 

O número de usuários de equipamentos eletrônicos, como computadores, notebooks, tablets e, principalmente, os celulares smartphones, cresce consideravelmente com o passar dos anos. 

As soluções apresentadas em formato digital para o gerenciamento de verbas e orçamentos acompanham esse crescimento. 

As funções de um aplicativo financeiro

Há diferentes sistemas e aplicativos disponíveis para o público. Muitos são voltados para o setor financeiro e profissionais da área de contabilidade, com funções técnicas que exigem conhecimento próprio e treinamento para poder ser utilizado no dia a dia.

No entanto, cada vez mais há a disponibilização de aplicativos para dispositivos móveis que ganham mais destaque no mercado da tecnologia e entre os usuários, visto a facilidade de uso e o controle financeiro sem a necessidade de complicações técnicas, deixando o processo mais acessível.

De uma forma simples, esses softwares permitem que as pessoas possam controlar as finanças por meio de uma interface online, ou por meio de um celular smartphone que sempre está acessível e em mãos. 

Os sistemas operacionais se alternam, mas há 8 aplicativos que se destacam em território nacional, sendo eles:

  1. Expense IQ;
  2. Fortuno;
  3. Guiabolso;
  4. Mobills;
  5. Orçamento Fácil;
  6. Organizze
  7. Spendee;
  8. Wallet.

As principais funções apresentadas por esses aplicativos consistem na inclusão dos gastos e ganhos de forma facilitada, mas apresentam funcionalidades complementares e que podem ser utilizados e adequados de acordo com as necessidades dos usuários. 

Mas, de modo geral, podem servir para o acompanhamento de ganhos e gastos, facilitando a economia de dinheiro e a manutenção do orçamento. 

Também são utilizados para verificar, de maneira periódica, o saldo no banco, as transações e pagamentos online. 

Até mesmo depósitos e investimentos no mercado capital é possível, assim como receber conselhos sobre finanças pessoais e empresariais, e configurar ações automáticas sempre que houver uma movimentação na conta, permitindo um controle mais próximo. 

Os aplicativos de finanças pessoais existem há pouco tempo, em relação à tecnologia relacionada à internet, como um todo, que está à disposição da sociedade civil desde meados dos anos 1990.

Acontece que eles possuem uma base de usuários muito grande, e estão atraindo cada vez mais pessoas que estão dispostas a aproveitar os benefícios que estão relacionados à rentabilidade e cuidado com a situação financeira pessoal ou empresarial, principalmente após a compreensão da importância de regular e acompanhar o aspecto financeiro para todos. 

Com uma linguagem mais moderna e atraente, os aplicativos de gestão financeira apresentam uma visão abrangente de todas as transações comerciais, além de permitir uma definição de metas orçamentárias e enxergar todo o trajeto até a conclusão, trazendo mais saúde financeira. 

Tudo isso torna a visualização de um orçamento, ou a aplicação de educação econômica de uma maneira mais fácil, com a conscientização dos padrões do próprio comportamento de consumo e necessidade pessoais. 

Com isso é possível aprender os princípios básicos da gestão do dinheiro pessoal sem a necessidade de rebuscar por termos técnicos ou de difícil compreensão. 

Na questão empresarial, uma administradora de imóveis pode realizar a consultoria condominial dentro de um programa personalizado, com servidores dedicados para diferentes clientes e ampliando as possibilidades de gestão e controle fiscal.

Assim, fica mais fácil acompanhar as finanças de forma setorizada e sem qualquer empecilho, conforme as especificidades e necessidades de cada perfil, seja ele pessoa física ou jurídica e independentemente da classe.

3 tipos de aplicativos de gestão financeira

A maioria dos aplicativos de finanças pessoais numerados acima possuem características próprias, se concentrando em um ou vários aspectos em relação às necessidades dos clientes. 

No âmbito tecnológico, todos os aplicativos se enquadram em duas categorias distintas: soluções simples com entrada manual de dados, e software capaz de carregar informações de forma automática para processamento e fornecimento de um retorno apropriado em dados e gráficos.

Ambos os tipos de aplicativos contam com prós e contras quanto às funcionalidades básicas, pois ainda dependem de aspectos de adaptação, atualização e, principalmente do fator humano, que precisa ter disciplina e regularidade na inclusão e acompanhamento dos dados, tornando o controle mais adequado e sentindo o impacto direto nas economias. 

De qualquer forma, esses aplicativos se apresentam tão seguros em comparação a softwares conectados a uma conta bancária ou uma fintech de cartão de crédito, ou softwares dedicados.

Especificamente, os aplicativos de gestão financeira incluem os seguintes tipos abaixo:

  1. Aplicativo de rastreamento de gastos

Esse tipo de software para finanças pessoais tem como objetivo controlar as despesas e economias de uma pessoa, trazendo um parâmetro de ganhos e gastos.

Se uma pessoa precisa fazer uma reforma residencial, por exemplo, como a instalação de uma barra de apoio inox para banheiro, o cliente pode verificar via aplicativo o dinheiro disponível, e quanto ainda tem para gastar. 

Com o tempo, inclusive, se torna possível estimar os possíveis novos gastos e controlar reservas e investimentos, mesmo sem a necessidade de olhar a ferramenta no momento da compra, visto o hábito criado.

Do mesmo modo, em diferentes ocasiões em que é preciso tomar conhecimento sobre os hábitos de consumo, como um café da manhã na padaria, o pagamento de um almoço no intervalo do trabalho, ou o jantar em família em um restaurante aos finais de semana, todo o processo pode ser estimado e acompanhado, reduzindo gastos por impulso ou mesmo o descontrole do valor disponível. 

Os aplicativos de rastreamento financeiro podem exigir a entrada manual de dados, ou então uma vinculação com contas bancárias e cartões de crédito e, assim, os gastos são identificados de maneira automatizada. 

  1. Soluções de planejamento orçamentário

Essas soluções ajudam os clientes a definirem e atingirem determinadas metas financeiras. 

Um aplicativo de planejamento de finanças pessoal ajuda os usuários a planejarem quanto dinheiro tem disponível para gastar e economizar dentro de um determinado período de tempo.

Os aplicativos voltados para essa finalidade podem emitir um alerta para que o usuário possa cumprir as resoluções financeiras, a partir de notificações eletrônicas no próprio dispositivo móvel, ou por e-mail.

  1. Aplicativos de investimento

Esses aplicativos são desenvolvidos com o objetivo voltado para que as pessoas possam colocar dinheiro para trabalhar. 

Inclusive, os clientes não precisam ser experientes na arte da economia para lucrar com o uso desses aplicativos, pois as melhores soluções se apresentam na forma de micro investimentos e, de formas e produtos que possibilitam gerar uma receita passiva.

Os aplicativos de empréstimo ponto a ponto também se enquadram nessa categoria, e estão disponíveis a partir de softwares disponíveis por fintechs, que são startups digitais em formato de instituição financeira, totalmente regularizados pelo Governo Federal. 

Assim, se uma empresa deseja renovar as vestimentas de uma equipe de trabalho, substituindo o macacão impermeável EPI para a segurança dos funcionários, basta investir parte do valor e se programar para garantir a melhoria interna, sem que isso comprometa o orçamento, visto que haverão reservas para atualizações, melhorias e até emergências.

Recursos que se mostram interessantes

Um aplicativo de gestão financeira deve apresentar características e recursos que demonstram as funcionalidades de maneira clara, pois muitos usuários são leigos e não podem perder nem um centavo.

Por isso, um dos principais recursos que ele deve apresentar é assistência técnica e suporte ao usuário, pois os programas digitais podem apresentar problemas ou ficar confusos quanto a determinados assuntos financeiros.

Os melhores aplicativos oferecem suporte 24 horas por dia, durante todos os dias da semana, inclusive aos finais de semana e feriados, e não necessariamente se vinculam a conta de forma direta.

A tecnologia pode ser aplicada, mais uma vez, à favor, com a criação de um chatbot pronto para responder às principais perguntas dos clientes. 

Com uma geração mais próximas dos jogos eletrônicos, a gamificação dos aplicativos de gestão financeira também se mostra um recurso inteligente para aproximar a linguagem dos usuários e criar um maior engajamento com o processo de mudança de hábito para uma rotina financeira mais saudável. 

Os clientes buscam por experiências emocionantes e que envolvem interações significativas. Por isso, muitos aplicativos permitem que os usuários ganhem créditos, em diferentes formatos, a partir do compartilhamento com amigos e familiares.

Um último recurso que vale destacar se trata da consultoria financeira personalizada, visto que o gerenciamento de gastos com uma empresa pode se mostrar complexo, mas contribui de forma significativa para a organização financeira e compreensão de hábitos que precisam ser melhorados.

Assim como uma porta com proteção radiológica, os usuários esperam que os aplicativos de finanças façam a parte analítica complicada, ou seja, que coloque a IA (Inteligência Artificial) para trabalhar a favor da segurança monetária como um todo, protegendo seus recursos. 

Assim, com uma proteção adequada, é possível identificar os dados dos clientes e escolher os melhores produtos financeiros, como planos de aposentadoria, áreas de investimento e melhor rentabilidade real para os valores disponíveis.

Conclusão

Escolher o melhor aplicativo para cada um vai depender de especificações técnicas que o próprio dispositivo apresenta, assim como as funcionalidades que o usuário precisa. 

De qualquer forma, é preciso estar atento a algumas características que podem ser úteis para a maioria dos usuários, ou ao menos se adaptar com o passar do tempo. 

Sendo assim, para uma melhor experiência com um software de gestão financeira pessoal ou empresarial, é preciso que o aplicativo tenha sincronização com vários tipos de contas financeiras, e que permita desativar, quando necessário.

Outro fator importante que deve ser levado em consideração é a possibilidade de planejamento com antecedência sobre as decisões financeiras, ao invés de simplesmente rastrear as transações anteriores. 

Um software de qualidade deve apresentar as despesas de forma categorizada, ou ao menos permitir a personalização conforme a necessidade de informação disponível. 

Por fim, o aplicativo deve acompanhar todos os gastos e as contas, e emitir alertas de aviso sobre datas de vencimento sobre boletos como:

  • Água;
  • Energia elétrica;
  • Internet;
  • Telefone.

Há aplicativos que oferecem recursos adicionais, como mostrar a pontuação de crédito e o patrimônio líquido, além de rastrear investimentos e apresentar oportunidades no mercado financeiro.

Disponíveis de forma gratuita, ou com baixo custo, os aplicativos de gestão financeira são uma alternativa interessante para quem precisa controlar o orçamento e acompanhar a circulação do dinheiro, de uma maneira facilitada.

Gostou do conteúdo? Compartilhe em suas redes sociais! Se quiser ver mais artigos como este continue navegando pelo nosso site Soft4you!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Compartilhe este conteúdo

Similar Posts