4 dicas para usar o cartão de crédito ao seu favor

O cartão de crédito é uma das maiores causas de endividamento nos dias atuais entre os brasileiros. No entanto, existem algumas dicas para você utilizá-lo ao seu favor

Quem não gosta de uma promoção? Especialmente em datas sazonais e comemorativas, é comum vermos lojas fazendo ofertas, saldões e liquidações imperdíveis. Isso desperta a vontade de realizar alguns desejos ao comprar alguns produtos, mesmo não tendo a quantia disponível naquele momento.

O principal meio de pagamento nesses casos é o cartão de crédito, um item aliado de boa parte da população brasileira. Mas, quando não usado com cautela e sabedoria, ele é uma das principais causas de endividamento do país. Isso se dá pela facilidade da compra, possibilidade de parcelamento, além de possibilitar a compra em grandes valores, dependendo do seu limite. 

No entanto, o cartão de crédito pode também ser um grande aliado na sua vida financeira, quando usado de maneira consciente e responsável. Confira como!

Conteúdo

Aumenta seu score de crédito

Você sabia que a utilização de cartão de crédito aumenta seu score, facilitando a compra ou financiamento de imóveis e automóveis? Pois é, porém, isso não significa que você pode sair por aí pedindo vários cartões para gastar.

O cálculo do seu score depende de vários fatores, entre eles o quão responsável você é na hora de pagar seus boletos em dia, inclusive a fatura do cartão, e a sua procura por cartões de crédito. Se você tem uma alta procura por cartões, sua pontuação pode abaixar. E se você tiver um cartão de crédito por um longo período e manter o pagamento em dia, sua pontuação aumenta.

Controle de limite

Com o lançamento de fintechs, os cartões de crédito foram sendo adquiridos cada vez mais. Parte disso pelo cartão sem anuidade mas pelo controle financeiro que elas proporcionam, tais como controlar o limite de crédito. Com isso, bancos tradicionais também aderiram à funcionalidade, dando maior liberdade de controle financeiro para seus clientes.

Essa funcionalidade pode proteger as pessoas de fraudes e roubos se o cartão for clonado, uma vez que os fraudadores passam altos valores no cartão de crédito. Além disso, auxilia no controle de gastos mensais, impedindo que seja ultrapassado o valor planejado.

Outra funcionalidade é a antecipação de parcelas, oferecendo desconto a cada parcela adiantada. Além de quitar as dívidas e pagar uma conta em um menor número de parcelas, você pode economizar uma quantia de dinheiro por isso. 

A bandeira do cartão também faz a diferença

Da mesma forma que você possui benefícios dependendo da nomenclatura do cartão, a bandeira do seu cartão também pode te dar benefícios. Um exemplo é a Mastercard que possui o programa Surpreenda, repleto de bônus e benefícios para quem possui cartão com a bandeira Mastercard. Vale a pena conferir!

Planejamento financeiro

Talvez a dica mais importante de todas é ter um planejamento financeiro. Como dito anteriormente, o cartão de crédito é uma forma de empréstimo. Logo, você precisa incluir tudo o que você comprar ou pretende comprar em seu planejamento financeiro, especialmente as parcelas. 

É importante ter em mente o que vale e o que não vale a pena parcelar. Um exemplo: se você for fazer a compra do mês, o parcelamento pode suavizar o pagamento no fim do mês. Porém, no próximo mês será necessário fazer outra compra enquanto você ainda está pagando a compra anterior.

Você pode utilizar uma planilha de controle financeiro, um planner, um caderninho ou até mesmo um aplicativo de finanças pessoais para se planejar. O importante é que o sistema funciona para você e que ele seja constantemente atualizado.

Compartilhe este conteúdo

Similar Posts