Qual o score mínimo para cartão de crédito?

Maquina com cartão de crédito inserido e mais 4 cartões na mesa

Atualmente, existem várias formas de realizar pagamentos durante as compras. Uma delas é por meio do cartão de crédito, uma espécie de dinheiro em um plástico que é disponibilizado pela instituição financeira, geralmente usado quando a pessoa não dispõe do valor naquele momento ou deseja acumular benefícios, como milhas. Para que esse valor seja concedido e aprovado, é necessário que haja um bom score junto aos bancos.

Mas, qual é o score mínimo para cartão de crédito? Não se preocupe que neste artigo, você compreenderá sobre o assunto. 

O que é o score para cartão de crédito?

De forma básica, a pontuação mínima para obtenção de um cartão de crédito é, de modo geral, 400 pontos. 

Na prática, esse termo representa uma pontuação utilizada para analisar se uma pessoa tem risco ou não de ser inadimplente (ou seja, de não realizar o pagamento do cartão) e é baseada no comportamento desse consumidor junto às instituições e compras realizadas.

Quanto menor for o score, representa que maior é a chance dessa pessoa ser um consumidor inadimplente, enquanto que uma pontuação maior indica um cliente que costuma ser bastante atraente para os bancos e o mercado, de modo geral, visto que realiza seus pagamentos em dia.

Para obtenção dessa pontuação básica, alguns elementos são levados em consideração, como:

  • Histórico de crédito;
  • Quantos cartões de crédito essa pessoa tem;
  • Histórico de pagamentos;
  • Empréstimos dessa pessoa;
  • Quais são seus níveis de dívida;
  • Como ocorre o uso de serviços financeiros.

Após todo esse processo de investigação, os bancos conseguem identificar, por meio de probabilidade e análises estatísticas, se essa pessoa pagou suas contas dentro do período estabelecido e tem um perfil que vale a pena liberar créditos, tendo em vista que é um dinheiro “fornecido” pelo banco, mediante aos pagamentos nos meses seguintes e considerando possíveis juros.

Com isso, temos que a melhor pontuação de score para uma pessoa varia de 900 a 1000 pontos, sendo que a pior está entre 0 a 299 – sendo bem provável que essa pessoa não consiga obter o cartão de crédito. 

É importante ressaltar que existem instituições que aceitam um score mais baixo e servem de início para uma pessoa que deseja obter seu primeiro cartão, por exemplo, e não tem um histórico anterior de compras., contribuindo para a evolução desse consumidor.

Inclusive, existem vários bancos e instituições financeiras que realizam ações de marketing digital nas redes sociais e nos sites para divulgar o assunto e comentar as principais dúvidas de quem deseja obter um cartão em conjunto com a instituição. 

Veja também: Entenda as taxas do seu cartão de crédito

Como é possível aumentar o meu score?

Para conseguir aumentar seu score, existem algumas dicas importantes que falaremos neste artigo. 

Primeiro, é importante verificar se o seu CPF, que é o cadastro de pessoa física, não possui nenhum tipo de irregularidade ou restrição. 

Dessa forma, é mais interessante que a pessoa consulte o Serasa para identificar se o seu nome está “limpo” ou não e comece atuar na regularização, caso seja necessário.

Outra dica importante é tentar manter um equilíbrio financeiro, já que o pagamento das suas contas em dia faz com que a instituição financeira tenha um bom histórico de pagamentos do cliente, facilitando a obtenção de crédito.

Para conhecer a exigência das instituições financeiras, é possível consultar as redes sociais, como o Instagram Ads ou obter conteúdo por meio do site ou aplicativo, tendo em vista o uso cada vez maior de informativos no meio digital para informar os consumidores e clientes bancários. 

Contudo, uma consulta diretamente ao banco que possui conta, por exemplo, pode facilitar o processo de solicitação e obtenção de crédito, identificando os comportamentos que precisam ser adotados ou reduzidos para valorização junto aos bancos.

Além disso, para que o cliente obtenha mais informações sobre a importância do score, assim como os benefícios em aumentar esse tipo de pontuação, as instituições financeiras costumam publicar conteúdos em suas redes, como funciona o Facebook Ads. 

Mas, por que é importante ter um score alto?

Um score alto pode ser fundamental para quem deseja ter uma boa vida financeira. Isso ocorre porque o primeiro benefício de contar com o score elevado é o fato de conseguir aprovar facilmente um cartão de crédito, mas também realizar outras ações que contribui para a organização financeira e realização de atividades. 

Além disso, ter um bom score demonstra que você é um bom pagador, ou seja, se futuramente ocorrerem dívidas, o banco irá te oferecer maiores possibilidades de negociação, com juros muito menores do que para uma pessoa que não realiza o pagamento. 

Outra questão importante se refere à possibilidade do banco realizar o aumento do seu limite de crédito para compras, já que existe uma confiança por parte da instituição financeira em sua empresa. 

Por fim, antes de realizar a abertura de uma conta e pedir um cartão de crédito é fundamental que a pessoa avalie sua condição financeira e busque qual é a melhor instituição financeira para solicitar esses serviços e formas de manter a organização financeira.

Afinal, apesar de bastante benéfico, o uso inadequado do cartão de crédito pode comprometer a saúde financeira, demandando sabedoria na aplicação do cartão, assim como anunciar no Google Ads é fundamental para ter informações necessárias e contribui para o desenvolvimento das empresas, quando feito com estratégia.

 

Compartilhe este conteúdo

Similar Posts