IOF de Cartão de crédito Nacional e internacional o que é?

3 minutos

O IOF  trata-se de um imposto da federação que é pago em todas transações financeias, como cartão de crédito, empréstimos, seguros, entre outros. No artigo de hoje falaremos tudo sobre o IOF de cartão de crédito. Leia com atenção e tire suas dúvidas.

IOF em cartão de crédito como funciona?

Os cartões de crédito são uma importante ferramenta financeira na vida dos brasileiros. Afinal de contas, é uma boa opção para adquirir mercadorias pagando em prestações. Para se ter uma idéia, somente em 2020, os pagamentos com cartão movimentaram mais de R$ 2 trilhões. Mas tenha cuidado, pois este modelo de pagamento pode gerar custos adicionais, tais como o IOF de cartões de crédito.

É por isso que reunimos este conteúdo para que você entenda melhor quando o Imposto sobre Transações Financeiras é cobrado, qual é o seu valor e como evitar o pagamento excessivo. Confira.

O que é o IOF de cartão de crédito?

Este imposto incide sobre transações de crédito, investimentos, divisas, seguros e títulos imobiliários. Para cada tipo de transação, os valores variam.

O imposto foi criado para equilibrar a economia e tornar a oferta e a demanda de crédito no mercado mais transparentes através da tributação dos investimentos. Desta forma, o Governo Federal conhece o volume de transações financeiras do IOF coletado em um determinado período.

Qual o IOF de cartão de crédito internacional?

Nas transações com cartão de crédito, é cobrada uma taxa de 6,38% sobre o valor das compras internacionais, mesmo que o cartão seja pré-pago. Isto se aplica tanto às compras estrangeiras quanto às compras on-line em sites estrangeiros.

Também é cobrado na conta daqueles que estão atrasados no pagamento ou caem em revolta. Neste caso, a taxa é de 0,38% do valor devido, mais uma taxa diária de 0,0082% até que tudo seja pago na íntegra.

Outros casos de incidência de IOF são empréstimos com cartão, o uso de limites de emergência e saques com cartão de crédito. Em todas estas situações, deve-se ter cuidado com o cartão de crédito, caso contrário as taxas podem ser bastante altas.

Existe IOF para cartões de créditos nacionais?

As compras feitas com cartão de crédito dentro do território nacional não estão sujeitas às taxas IOF, desde que o valor total da fatura seja pago. Entretanto, quando você mudar para crédito rotativo, será cobrado 0,38% de IOF sobre o valor que você não pagou. Se você não o fizer, será cobrado um adicional de 0,0082% por dia até que a dívida seja paga.

Veja tambem

Como ter aprovação online imediata de cartão de crédito

Como evitar o pagamento de taxas elevadas de IOF nas transações?

Agora que está claro em que situações a IOF é cobrada, é mais fácil entender como evitá-la ou pelo menos reduzir seu custo. Confira.

  1. Não atrase o pagamento de sua conta: Como é seu controle financeiro? Com um bom orçamento, pague sua conta antes da data de vencimento. Uma dica que você não deve esquecer é registrar o débito automático.
  2. Pagar o valor total da conta: Não caia na armadilha de pagar o valor mínimo da conta. Além do imposto IOF, você também pagará juros altos, e esta dívida de cartão de crédito pode nevar.
  3. Compra de moeda estrangeira: Se você for para o exterior, compre a moeda do país. Embora o imposto também seja cobrado sobre a taxa de câmbio, a porcentagem é muito inferior ao custo IOF do cartão de crédito: apenas 1,1% sobre a compra.

O Imposto sobre Transações Financeiras é um imposto relevante para a economia. Portanto, se você fizer qualquer uma das transações listadas neste conteúdo, você terá que pagá-la. Entretanto, com um bom planejamento financeiro, é possível se organizar e economizar dinheiro.

Você gostou de nossas dicas financeiras? continue navegando pelo nosso site para mais dicas sobre finanças!

Compartilhe este conteúdo