Equilibre suas finanças domésticas com essas dicas

Você gostaria de economizar dinheiro todos os meses, mesmo que fosse apenas uma pequena quantia? Ter dinheiro guardado, para gastos futuros, para se entregar a um capricho ou para lidar com imprevistos, é uma tranquilidade que pode ser um pouco difícil de alcançar. Neste post você vai encontrar alguns truques para economizar no dia a dia e reduzir suas contas mensais, economizando um pouco a cada mês. Se você quer saber como economizar em casa, esteja preparado e tome nota.

Desenho mãos no celular fazendo contas para economizar

Vantagens de economizar dinheiro

Agora que você tomou a decisão de economizar dinheiro, você deve se congratular. Este é um passo importante, que o ajudará a ter liberdade financeira para enfrentar com o que a vida lhe pode dar. E não se esqueça que a perseverança é a chave: economizar dinheiro todos os dias ou todas as semanas será decisivo para o seu futuro. Além disso, a economia de dinheiro costuma ser acompanhada por uma limitação do consumo, tanto de serviços, como eletricidade ou água, como de bens materiais, o que de certa forma oferece benefícios adicionais para o bem-estar do planeta.

A Selectra, uma empresa comparadora de tarifas de energia, água e telecomunicações em Portugal e no Brasil, explica como economizar é positivo, tanto para você quanto para o meio ambiente. Vamos a isso?

Como economizar em casa?

Para economizar em casa é preciso reduzir o consumo dos serviços básicos.

Economize na conta de luz, desligue os aparelhos elétricos

Além de desligar os aparelhos elétricos quando não os estiver usando, lembre-se de não deixá-los em standby, pois eles continuam consumindo e podem representar 12% da sua conta.

Use lâmpadas eficientes

Substitua as lâmpadas comuns por lâmpadas econômicas, que são mais caras, mas compensam com a redução do consumo elétrico. Se você puder trocá-los por LEDs, melhor ainda, pois são muito mais eficientes e permitem economizar mais na energia. Como orientação, lâmpadas eficientes consomem até 80% menos energia e sua vida útil é entre 10 e 15 vezes maior.

Cuidado com o consumo de eletrodomésticos

Principalmente aqueles que mais consomem, como a geladeira, o forno e a máquina de secar roupa.

Coloque a geladeira longe de fontes de calor, não a abra com muita frequência e não guarde alimentos quentes nele.

Se você usar o micro-ondas em vez do forno, economizará entre 60% e 70% de energia. Quanto à máquina de lavar, use-a o mínimo possível, apenas quando não puder pendurar roupas ou precisar de roupas secas com urgência.

Adquira eletrodomésticos eficientes

Se for renovar algum eletrodoméstico, procure os mais eficientes, aqueles com a etiqueta A das classes energéticas. Os melhores são os que têm a cor verde e a letra A. São mais caros, mas durante a sua vida útil poupará muito dinheiro em energia.

Economizar agua

Feche a torneira quando não estiver usando a água. Por exemplo, enquanto você escova os dentes ou se ensaboa no chuveiro. Lembre-se que em apenas um minuto você desperdiça cerca de 10 litros de água.

Instale arejadores nas torneiras

São limitadores de vazão de água, que impedem que saia demasiada água. Reduzem o consumo de água da torneira de 15 para 8 litros/minuto e o do chuveiro de 20 para 10 litros.

Use a lava-louças

Você consumirá muito menos água usando o lava-louças do que lavando a louça à mão. Claro, você só deve colocar ele em funcionamento quando estiver cheio.

Poupar energia, cuidado com o aquecimento

Lembre-se que a temperatura ideal dentro de casa é cerca de 20ºC. Para cada grau adicional, os gastos aumentam entre 5% e 10%. Além disso, quando você não está em casa, é preferível colocá-lo em torno dos 15ºC do que desligá-lo. Um termostato digital irá ajudá-lo a controlar melhor a temperatura. Não cubra os radiadores nem se vista como se fosse verão. É mais lógico usar um pouco mais de roupa do que desperdiçar energia com aquecimento.

E com o ar condicionado…

Algo semelhante acontece com o ar condicionado no verão. Trata-se de atingir uma temperatura agradável, que ronda os 24-26ºC, e não como se fosse uma geladeira.

Dicas para economizar no supermercado

Faça a lista de compras

Não vá às compras sem uma lista, pois isso fará com que você esqueça as coisas necessárias, pelo que terá de voltar ao supermercado. E fará com que você compre coisas por capricho.

Compare os preços

Veja as diferentes opções de compra para o mesmo produto e analise o preço/quilo para decidir qual é o melhor. Procure as marcas próprias, que muitas vezes têm a mesma qualidade que as marcas reconhecidas, pois são elas próprias que as fabricam.

Compre as quantidades que você precisa

Dessa forma, você evitará estragar sua comida e evitar ser jogada fora.

Compre produtos sazonais

Lembre-se que os produtos sazonais são até 15% mais baratos.

Não vá às compras com fome

Seguindo a linha do primeiro ponto, se você for comprar com mais fome vai comprar mais produtos desnecessários.

Como economizar no dia a dia

Transferir para conta poupança

Esta é uma ótima maneira de economizar dinheiro rapidamente. Trata-se de programar uma transferência mensal, que pega uma parte da sua renda e transfere para uma conta poupança, sem cartão de crédito ou débito e sem taxa de manutenção ou transferência.

Elimine gastos supérfluos

Controlar o que você gasta é a chave para economizar dinheiro. Despesas desnecessárias e dispensáveis, muitas vezes prejudiciais à saúde, como tabaco, doces e álcool, são as que você pode reduzir.

Comer de tupperware

Se por motivos de trabalho você tiver que comer fora de casa, traga comida caseira no tupperware. Você vai comer mais saudável e economizar.

Viajar de transporte público

É mais barato do que usar o carro, pois você economiza gasolina e estacionamento em cada viagem. Além disso, se você eliminar completamente o carro, também economizará na manutenção.

Se você precisa de um carro, dirija com eficiência

Não coloque demasiado combustível, viaje em velocidade constante, evitando frenagens e acelerações, e use a marcha adequada, que é a mais longa possível. Outra boa opção é compartilhar um carro, o que permitirá economizar até 75% em cada viagem, seja no seu carro ou no de outra pessoa.

Aproveite os produtos usados

Hoje em dia já não significa que são produtos antigos, pois muitas vezes estão como novos. Você pode comprar livros, roupas, artigos de bebê, móveis… Você também pode vender o que não usa e está em bom estado, para ganhar algum dinheiro.

Repare o que está quebrado

Sempre que possível, claro. Muitas vezes, quando algo quebra, a tendência é comprá-lo novo, sem pensar se pode ser consertado. Você pode tentar, se tiver jeito para isso, ou encontrar um profissional para fazê-lo. Você não perde nada tentando!

Na verdade, há muito por onde explorar quando o assunto é economizar dinheiro. É tudo uma questão de ter consciência e determinação para isso. Esperamos que essas dicas de como economizar em casa o ajudem e não apenas tenha achado interessante para controlar seus gastos, mas também para respeitar o meio ambiente.

Se gostou desse conteúdo compartilhe com pessoas que podem gostar dessas dicas. Continue acompanhando o 4You Finanças para mais dicas sobre gestão financeira.

Compartilhe este conteúdo

Similar Posts