4 dicas de segurança para proteger suas criptomoedas

Com os fatos recentes, dúvidas sobre a segurança das criptomoedas surgiram entre os brasileiros e, com isso, algumas medidas precisam ser tomadas.

O mercado de criptomoedas tem atraído a atenção de muitos brasileiros que veem nesse espaço uma oportunidade de ganhar dinheiro através do trading, investimento de longo prazo ou outras atividades relacionadas. No entanto, com o potencial de grandes ganhos, também há riscos significativos, incluindo a possibilidade de perder suas criptomoedas, como bitcoins, devido a ameaças cibernéticas e a falhas de segurança. 

Recentemente, um fato curioso acabou despertando a atenção de milhares de pessoas, incluindo traders. Um brasileiro recebeu uma doação de BTC de um usuário que acompanha o seu programa, em que fala sobre o mundo Cripto. 

Porém, o dinheiro estava retido em uma carteira a qual o usuário não tinha mais acesso, no caso, a chave privada, fazendo desses Bitcoins ativos bloqueados e praticamente perdidos. Mas com o estímulo que atinge cerca de 60 mil reais, o YouTuber aceitou o desafio imediatamente e conseguiu quebrar a chave privada e recuperar os Bitcoins.

Esse feito deixou muitos investidores apreensivos, levantando a questão sobre a segurança de suas contas. Será mesmo que todas elas estão protegidas? Como foi presenciado de perto, com experiência e algumas informações, o expert conseguiu realizar a quebra da “trava de segurança” que guardava os ativos. E isso poderia ser feito facilmente por alguém com os mesmos conhecimentos, caso fosse um cibercriminoso.

Conteúdo

Medidas para aumentar a segurança

Claro que o processo de quebra de senha foi facilitado pelo fato do usuário entregar algumas possíveis alternativas ao youtuber. Contudo, cibercriminosos experientes possuem acesso a ferramentas que podem testar milhares de combinações por minuto, facilitando a infiltração na conta. Por isso, as dicas de segurança a seguir te ajudarão a proteger ainda mais a exchange.

Ative a 2FA (Autenticação de Dois Fatores)

Sempre que possível, é importante deixar a 2FA ativa em contas de exchanges com muito dinheiro. Isso não se restringe apenas a exchange, pois ativar esse recurso em carteiras on-line também pode ser extremamente útil caso haja algum cibercriminoso.

O recurso é capaz de adicionar uma camada extra de segurança, pois requer um segundo método de autenticação além da senha para acessar sua conta.

Use uma Carteira de Hardware

Em alguns casos, considerar a possibilidade de armazenar a maioria das criptomoedas em uma carteira de hardware (dispositivo físico projetado especificamente para proteger os ativos) não é uma má ideia. Essas carteiras são altamente seguras, pois não estão conectadas à Internet, impossibilitando ataques cibernéticos à chave de segurança.

Cuidado com Phishing e Golpes

Estar 100% atento a e-mails e a mensagens suspeitas, que pedem informações pessoais ou financeiras, é importante. Aliás, uma dica de ouro é nunca abrir e-mails suspeitos, afinal, acessar qualquer link pode trazer problemas. No mundo das criptomoedas, há muitos golpistas tentando se passar por exchanges legítimas para roubar informações dos usuários, e por isso, ficar atento é crucial para garantir a segurança dos ativos.

Não Revele Suas Chaves Privadas

Por fim, a última dica de segurança é bastante óbvia: nunca revele as chaves privadas, não importa para quem seja. Essas chaves servem para acessar as criptomoedas e é importante mantê-las sempre seguras. Afinal, ninguém sabe como a outra pessoa protege seus dados e, em um descuido, caso ela tenha acesso à chave privada, pode ser o canal que o cibercriminoso encontrou para chegar aos seus ativos guardados.

Essas dicas, em conjunto com muita pesquisa de mercado, geram lucros

É necessário ressaltar que, embora o mercado de criptomoedas ofereça oportunidades de lucro altíssimas, ele também apresenta riscos e muita volatilidade. Portanto, além de ser essencial adotar essas medidas rigorosas de segurança para proteger os montantes de criptomoedas, é importante sempre ficar atualizado sobre as melhores práticas e formas de investir com cautela. Com precaução e conhecimento, até mesmo novos investidores podem desfrutar dos benefícios desse mercado emergente com maior confiança e ainda ter altos lucros.

Compartilhe este conteúdo

Similar Posts