Aprenda a ter um cabelo de salão sem sair de casa

Escolher os produtos certos e seguir um cronograma capilar já são passos que ajudam você a cuidar dos seus cabelos em casa

Um cabelo bem cuidado é como um cartão de visitas, refletindo não apenas a beleza exterior, mas também o cuidado que dedicamos a nós mesmos. No entanto, nem sempre é possível visitar um salão de beleza toda vez que desejamos ter aquele cabelo deslumbrante. Apesar disso, é possível ter um cabelo de salão sem sair de casa.

Para isso é preciso conhecer os cuidados certos e as ferramentas ideais para o cuidado com o cabelo, como uma boa escova de pentear ou até apostar no poderoso secador Taiff.

Conteúdo

Lave o cabelo com os produtos certos

Os cuidados com os cabelos começam na hora da lavagem com a escolha dos produtos certos para o seu cabelo. Cada tipo de cabelo possui características únicas, e utilizar produtos adequados pode fazer toda a diferença no resultado.

Sendo assim, na hora de escolher um shampoo, leve em consideração o seu tipo de cabelo: se é seco, oleoso, misto ou com caspa. Os shampoos formulados especificamente para o seu tipo ajudarão a limpar suavemente e a tratar os problemas específicos, sem comprometer o equilíbrio natural dos fios.

Use um bom condicionador

Após a lavagem, é essencial repor a hidratação perdida e selar as cutículas dos fios. Para isso, o condicionador é um aliado indispensável. Ele ajuda a manter o cabelo macio, fácil de pentear e com um aspecto saudável.

Mas, para obter os benefícios do produto, é importante saber usá-lo corretamente. Para isso, existem algumas dicas básicas que funcionam:

  • Aplique o condicionador apenas nas pontas e no comprimento do cabelo;
  • Use pentes de dentes largos enquanto o produto está nos fios para garantir uma distribuição uniforme;
  • Espere alguns minutos antes de lavar.

De todas essas dicas, a primeira é essencial. Aplicar o condicionador na raiz dos cabelos pode deixar as madeixas pesadas e oleosas. Por isso, sempre o aplique nas pontas.

Penteie delicadamente para evitar quebras

O ato de pentear o cabelo pode parecer simples, mas é uma etapa que merece atenção para evitar danos e quebras desnecessárias.

Muitas vezes, a pressa ou a falta de cuidado podem resultar em fios quebradiços e frágeis. Portanto, é preciso ter um cuidado especial no momento de penteá-los.

Para isso, é importante escolher o pente certo. Optar por pentes de dentes largos ou escovas com cerdas macias, especialmente para cabelos molhados, ajudam a desembaraçar suavemente e evitar a quebra.

Além disso, uma prática que ajuda no cuidado dos fios é pentear os cabelos antes de dormir. Isso permite que os nós acumulados durante o dia se desfaçam e ainda evita que os fios se embaracem durante a noite.

Siga um cronograma capilar

Se você deseja alcançar resultados de salão em casa, é essencial adotar uma rotina de cuidados estruturados.

Para isso, o cronograma capilar é uma abordagem perfeita, já que ele ajuda a fornecer ao seu cabelo os elementos essenciais para ele se manter saudável. Para isso, o cronograma funciona em 3 etapas:

1ª. Hidratação

Essa etapa ajuda a repor a água e nutrientes importantes para manter os fios hidratados. Aqui você pode usar máscaras ou condicionadores mais intensos para repor a umidade e revitalizar os fios. O ideal é realizar essa etapa 1 vez por semana.

2ª. Nutrição

Já a etapa da nutrição visa fornecer nutrientes essenciais aos fios, especialmente aqueles com textura mais seca. Para isso, você pode usar produtos ricos em óleos naturais e vitaminas, como óleo de coco e óleo de argan. A frequência ideal de aplique é a cada 15 dias para garantir uma nutrição profunda.

3ª. Reconstrução

Por fim, a etapa da reconstrução é voltada para a reposição de proteínas perdidas, fortalecendo os fios. Aqui você pode usar produtos que contenham queratina ou aminoácidos e realizar essa etapa a cada 20 ou 30 dias.

Aqui é importante ressaltar que a etapa da reconstrução não deve ser feita toda semana, pois ela é uma etapa mais pesada que pode danificar os fios se feita com frequência.

Aprenda a usar os acessórios para modelar

Acessórios como pranchas, secadores e babyliss são poderosos aliados para criar penteados incríveis, mas é fundamental usá-los corretamente para evitar danos.

Sendo assim, antes de utilizá-los, é importante aplicar um protetor térmico no seu cabelo, para protegê-lo do calor intenso. Além disso, no caso de uso de pranchas, o recomendado é optar por pranchas com placas de cerâmica ou turmalina para reduzir os danos causados pelo calor.

Por fim, na hora de secar as madeixas, é importante retirar o excesso de água dos cabelos com uma toalha, pois isso ajuda a diminuir o tempo de exposição ao calor.

Compartilhe este conteúdo

Similar Posts