O Brasil possui um sistema bancário bastante inovador. Embora o número de pessoas sem conta bancária ainda seja significativo, o país está entre os que mais utilizam cartão de crédito no mundo.

De acordo com dados do Banco Central do Brasil, os pagamentos com cartão de crédito movimentaram R$ 965 bilhões no primeiro trimestre de 2024, 11% de aumento em relação ao mesmo período de 2023. Ou seja, o cartão é, sem dúvidas, o instrumento dominante no pagamento dos brasileiros. Ou será que não?

Em 2020, o surgimento do Pix ofereceu soluções de uso ainda mais práticas, como o pix parcelado, que pode surgir como o grande rival das tarjetas de plástico. E o cartão ainda precisa enfrentar inovações mais práticas, que vamos conhecer melhor no texto de hoje.

Cartão é líder?

Nós utilizamos o cartão de crédito com tanta frequência no dia a dia que é fácil pensar que ele lidera os pagamentos no Brasil. Só que isso não é verdade: de fato, uma pesquisa da Câmara Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) apontou que 57% dos pagamentos no Brasil são feitos com cartão de crédito ou débito.

Apesar de representar mais da metade, o cartão ainda fica longe do Pix, que, com menos de um ano de lançado, já respondia por 70% dos pagamentos. Hoje, em 2024, o Pix já é o responsável por mais de 80% das operações financeiras no país.

Criado para ser um meio de pagamento que funcione 24 horas por dia, inclusive no fim de semana e feriados, o Pix é uma ferramenta que logo ganhou adoção no país inteiro, sendo adotado por todo o comércio desde pequenas barracas de lanches até grandes redes de supermercados. 

Meios alternativos

Dessa forma, o Pix iniciou uma verdadeira revolução digital nas finanças, que hoje se aprofunda através do uso de tecnologias ainda mais inovadoras. Mas ele também abriu portas para a criação de vários meios alternativos ao cartão físico, como os que veremos logo abaixo.

Carteiras digitais

Essas carteiras são, na verdade, aplicativos nativos de sistemas como iOS (Apple Wallet) e Android (Samsung Wallet, entre outras). Sua origem também está ligada a outra inovação: os cartões digitais, versões dos cartões físicos que possuem seus próprios dados.

As carteiras digitais, assim como suas versões físicas, permitem a inclusão de vários cartões diferentes de uma só vez, e você pode utilizá-los simplesmente apontando seu smartphone para a maquininha, realizando a compra por meio de sistemas de aproximação (NFC).

Essas carteiras são a ferramenta ideal para levar todos os seus cartões sem a necessidade de carregar uma carteira física, além de oferecerem maior segurança contra fraudes. Você pode até mesmo levar seus cartões em um smartwatch, fazendo seus pagamentos literalmente com o pulso.

Links de pagamento

Se você tem um e-commerce ou trabalha com vendas à distância, o link de pagamento com certeza faz parte do seu negócio. Caso contrário, você está perdendo uma das melhores opções de captura de vendas dos últimos anos.

O funcionamento dessa modalidade é simples: o vendedor envia um link por mensagem, redes sociais ou e-mail e o comprador clica e realiza o pagamento. Ele pode pagar via cartão ou Pix, mas em ambos os casos a confirmação ocorre de forma imediata.

Por conta da sua agilidade, o link de pagamento é muito utilizado por micro e pequenos empreendedores, sobretudo em vendas on-line. Esse meio de pagamento tem como grande vantagem eliminar a necessidade de ter uma maquineta de cartão, deixando as vendas mais práticas.

Boleto bancário

Embora não seja tão “avançado” quanto os demais métodos, o boleto é uma das formas de pagamento mais conhecidas e até já virou tema de memes entre os jovens. Até hoje o boleto bancário é uma das cinco formas de pagamento mais utilizadas entre os brasileiros, respondendo por quase 50% dos pagamentos feitos.

Hoje em dia, o boleto apresenta algumas desvantagens, como a lentidão na compensação do pagamento e a demora no envio pelo correio. No entanto, muitas empresas já utilizam o boleto digital para dar mais agilidade nesse processo, e o boleto ainda oferece praticidade e opções como parcelamentos e flexibilidade no valor dos pagamentos.

Os cartões de crédito trouxeram uma revolução enorme nos pagamentos, mas a tecnologia continua a mudar e pode levar a novas mudanças. As formas de pagamento citadas acima trazem benefícios na agilidade dos pagamentos e reduzem custos, o que faz a digitalização alcançar todas as camadas de negócios e de pessoas.

 

Compartilhe este conteúdo

Similar Posts