Saiba como aproveitar descontos fora de época

Investir em produtos como ventilador no inverno pode ser uma alternativa para economizar nas compras

Online ou direto na loja, comprar com preços mais baixos é sempre um atrativo a mais para consumidores de todas as categorias. Ao longo do ano é possível encontrar muitos cupons de desconto, em sites especializados ou em campanhas de comunicação feitas pelas próprias marcas.

Os cupons são uma das formas de movimentar as vendas, principalmente em períodos do ano caracterizados por um volume menor na saída de produtos. A Black Friday continua sendo uma das datas mais esperadas por lojistas e consumidores, que encontram vantagens em ambos os lados. 

Mas por mais chamativo que um cupom seja na hora de concluir uma compra, é preciso ficar atento para não comprar ‘seis por meia dúzia’. Saiba neste artigo como aproveitar preços melhores ao longo do ano, em diversas categorias de produtos, e fazendo um planejamento para comprar com mais consciência.

Conteúdo

Identificando oportunidades de economia nas compras sazonais

A sazonalidade pode ser definida como um período que se repete em determinados momentos do ano. Aqui, estamos falando de épocas do ano que não são marcadas por grandes datas festivas, quando as prioridades econômicas das pessoas estão voltadas para poupar mais do que gastar e, claro, pela necessidade de manter a entrada de receita por parte das marcas.

Quem deseja aproveitar descontos em compras mais produtivas, deve investir em um planejamento listando um orçamento predefinido, prioridades na lista de compras e margem de economia esperada. Esses dados irão ajudar a manter o foco nas compras essenciais, e até mesmo direcionando a quantia economizada para uso em outras atividades, como investimentos, viagens ou reserva de emergência.

Saldos e liquidações

Para o consumidor, os eventos de saldo e liquidações podem ser uma excelente forma de comprar diversos tipos de produtos com descontos vantajosos. É mais comum que eles aconteçam na troca de ano, estações e conforme a chegada de novos produtos no mercado. Um saldo bom para o bolso é aquele que oferece descontos acima de 40%, especialmente em produtos de maior valor como eletrônicos e vestuário.

Promoções e descontos

É importante saber a diferença entre promoção e desconto. A primeira diz respeito às ações de divulgação de um produto ou serviço, não necessariamente com um preço menor que o convencional. Já o desconto, é um abatimento do valor original de um item ou serviço, como “benefício” para quem o compra.

Sazonalidades

Para lojistas e empresas no geral, é mais que indicada a antecipação de pontos sazonais durante o ano. Uma lanchonete tem impacto diferente no volume de vendas durante o carnaval em relação a uma loja de móveis, por exemplo. Como consumidor, a dica é identificar quais os produtos que costumam ficar esquecidos nestes períodos, e comparar muito antes de comprar.

 

  • Férias (início e meio de ano): as férias escolares entre dezembro e janeiro, e posteriormente entre junho e agosto, representam uma sazonalidade relevante. Investir em materiais de reforma e equipamentos pode ser uma chance de encontrar descontos;
  • troca de estações: durante o verão, a venda de produtos como climatizadores e ventiladores é maior que em meses como julho e agosto, geralmente mais frios. Nesta época, é possível adquirir estes produtos com preços menores, principalmente de estoques restantes do verão;
  • intervalos de datas comemorativas: meses como agosto e setembro costumam ser mais neutros nas vendas, mesmo com o Dia dos Pais e feriado nacional. Pesquise quais categorias podem valer a pena para aproveitar descontos, prevendo o aquecimento para a Black Friday em novembro.

Vale ressaltar que a Internet pode ser um excelente lugar para economizar comprando fora de época, e utilizando cupons.

Por outro lado, as lojas virtuais disputam entre si as vendas nos períodos mais fracos, o que exige uma atenção maior do consumidor, para não realizar compras na falsa sensação de economia, pagando um valor comum ao longo dos meses.

Compartilhe este conteúdo

Similar Posts