O que são e como funcionam cupons de desconto

O uso de cupons pode ser uma estratégia para aliviar o orçamento

A cena se repete todos os dias: alimentos aumentando de preço, roupas fora do orçamento, aluguel sendo reajustado… não é simples manter o orçamento equilibrado com tantas mudanças nas finanças. 

Nesse momento, muitas pessoas buscam uma saída para arcar com os custos de vida de forma tranquila e estável. O uso do cartão de crédito, empréstimos, foco nas pesquisas de preço e o uso de cupons são apenas algumas das opções para equilibrar os gastos. 

Hoje, falaremos do cupom, que vem ganhando cada vez mais espaço na vida dos brasileiros. Eles podem ser encontrados em aplicativos, lojas ou sites especializados, como veremos a seguir. Esse é o caso do “A vida é feita de descontos”, um dos maiores sites de cupom do Brasil.

O que são os cupons de desconto?

Os cupons de desconto possuem uma definição bem simples: são códigos que permitem que o cliente ganhe algum desconto durante a compra de produtos ou a contratação de serviços. 

Esses cupons podem ser apresentados basicamente de duas formas: física ou digital. Os cupons físicos são desenvolvidos em papel e podem ser encontrados em revistas e folhetos, enquanto os cupons digitais se encontram na internet, em sites, aplicativos e plataformas. 

Independente do formato, os cupons possuem a mesma finalidade de uso e ajudam quem deseja economizar na hora de ir às compras.

Onde encontrar cupons de desconto?

A resposta pode variar conforme o tipo de cupom que o indivíduo procura. Antigamente, era comum encontrar cupons físicos em revistas ou em folhetos de publicidade. Com o crescimento do uso da internet e das compras online, essa realidade mudou um pouco. 

Agora, os cupons se concentram em aplicativos, sites e plataformas especializadas no tema. Para encontrar o cupom adequado, o consumidor deve acessar a plataforma escolhida e filtrar a sua busca de acordo com o nicho desejado, o estabelecimento ou até mesmo a porcentagem de desconto fornecida.

Como usar cupons de desconto?

Os cupons de desconto são fáceis de usar, entretanto, é preciso considerar a forma de uso antes de aplicá-los. Abaixo, é possível encontrar mais informações sobre as condições de uso:

Como usar cupons de desconto presencialmente?

Apesar do uso reduzido, ainda é possível obter descontos com um cupom presencialmente. Para isso, é necessário ter o cupom em mãos e solicitar o desconto no momento do pagamento, fornecendo o item para um funcionário do estabelecimento. 

Para evitar imprevistos, a dica é informar o uso do cupom desde o princípio, assim, é possível checar se todas as informações correspondem com a oferta. 

Como usar cupons de desconto online?

Os cupons de desconto online são maioria, e podem ser utilizados de duas formas principais, a depender de como são fornecidos. 

Alguns aplicativos de delivery como o ifood e o Zé Delivery geram seus próprios cupons, assim, basta que o cliente acesse o aplicativo de compras, clique na área destinada a cupons e observe se algum dos descontos disponíveis se encaixa na sua compra. 

Agora, se o cupom foi retirado de um site especializado, é necessário copiar integralmente o seu código e checar a plataforma em que ele é válido. Após isso, basta acessar o site de compras, inserir o código do cupom e finalizar as etapas de pagamento.

O meu cupom de desconto pode não funcionar?

Caso as regras de desconto do cupom não estejam adequadas a compra, ele pode não funcionar. Por isso, é importante checar os detalhes principais como os estabelecimentos participantes, as datas de vigência da promoção e a existência de alguma especificação, como valor de compra mínimo ou marca de produto válida na loja.

Se gostou desse conteúdo compartilhe com pessoas que podem gostar dessas dicas. Continue acompanhando o 4You Finanças para mais dicas de economia e gestão financeira.

Compartilhe este conteúdo