Manutenção preventiva de veículos: economizando a longo prazo

Veja os principais benefícios de manter a manutenção preventiva do carro em dia

Cuidar do carro é muito importante para mantê-lo em condições para rodar por aí. E a manutenção preventiva é a melhor forma de evitar problemas mais graves e diminuir os custos do veículo a médio e longo prazo. Isso é essencial para aumentar a vida útil dele e reduzir os riscos de acidentes no trânsito. 

A manutenção preventiva passa pela revisão de uma série de itens do automóvel com certa periodicidade. Desde coisas simples como a verificação dos pneus e uso de compressores de ar e kit de ferramentas para se prevenir em ocorrências simples até a revisão do sistema de arrefecimento do carro com a troca de óleo e filtros. 

Como a manutenção preventiva deve ser feita? 

Se você não sabe como funciona a manutenção preventiva, o primeiro passo é entender quais são as peças que precisam ser revisadas e a frequência dessas revisões. Fizemos uma lista com as principais revisões do carro. Confira abaixo:

  • verificação de pneus;
  • troca de filtros de ar e combustível;
  • troca de óleo;
  • checagem de suspensão;
  • checagem do sistema elétrico do carro;
  • checagem sobre o sistema de freio;
  • checagem sobre o sistema de transmissão.

A periodicidade das revisões depende do modelo do veículo, suas condições, seu ano de fabricação e tipo de uso. Mas, no geral, a recomendação é de que você leve o automóvel ao mecânico para revisão a cada 10 mil quilômetros rodados ou a cada seis meses. 

As revisões mais completas incluem a verificação dos principais sistemas do carro. A dica é dar uma olhada nas informações do fabricante e falar com o seu mecânico para entender, de quanto em quanto tempo, é preciso revisar cada sistema/item do veículo. 

Também existem as verificações mais simples que você mesmo pode fazer, como completar o óleo do motor e o aditivo do radiador ou calibrar os pneus a cada 15 dias. 

Vale ressaltar que você deve levar o veículo ao mecânico sempre que houver algo estranho nele. Então, se você está vendo/percebendo ruídos estranhos, trepidações, falhas do motor, no freio, entre outros sinais, vá ao seu mecânico de confiança e verifique o problema. 

Quais são os principais benefícios de fazer a manutenção preventiva no carro? 

Já falamos aqui que a manutenção preventiva é importantíssima para manter o veículo em boas condições. Para te mostrar isso, listamos, a seguir, os três principais benefícios de manter a manutenção do automóvel em dia. Confira:

Aumentar a vida útil do carro 

O carro é uma máquina e depende de todas as peças para funcionar. Dessa maneira, quando uma delas não funciona corretamente, o veículo perde em desempenho e isso faz a máquina durar menos. Com a manutenção preventiva, você realiza a troca e o conserto das peças em tempo hábil para que o carro não perca o desempenho. 

A manutenção preventiva é essencial para aumentar a vida útil do automóvel. Com as peças em bom estado, ele deve rodar em melhores condições, o que permite ao motorista ter o carro em bom estado de uso por muito mais tempo. 

Menor risco de acidentes

Manter a manutenção em dia também diminui o risco de acidentes. Com todas as peças funcionando de modo correto, dificilmente você terá problemas com falhas mecânicas ao dirigir e isso diminui o risco de acidentes no trânsito. Esse é um grande benefício, já que reduz os riscos de o automóvel apresentar problemas, enquanto você está dirigindo. 

Diminuir os custos com o veículo 

Por mais que a manutenção preventiva gere custos, a tendência é de que as revisões periódicas gerem economia a longo prazo. Isso porque a maioria dos problemas mais custosos em carros são frutos da falta de manutenção. 

Consertar um motor batido ou uma suspensão quebrada será muito mais caro do que trocar as peças no tempo certo e evitar que elas sejam danificadas e gerem problemas com o tempo. 

Assim, a manutenção preventiva é fator primordial para o bem-estar dos motoristas ao dirigir no dia a dia. Afinal, o carro demanda manutenção e é preciso ter bastante atenção às revisões para manter a vida útil e controlar os custos com o automóvel.

Compartilhe este conteúdo

Similar Posts