Novidades do Pix para este an

que o Pix tem para você neste ano de 2022? Nós contamos neste artigo. Venha conferir!

Se existe uma solução financeira que facilitou a vida do cidadão brasileiro é o Pix. Por meio dele você consegue fazer transações financeiras com muito mais agilidade e não precisa ter que se preocupar com toda aquela burocracia bancária, como acontecia com o DOC e o TED.

Para quem ainda está meio perdido no assunto, o método Pix é um meio de pagamento instantâneo criado pelo Banco Central do Brasil. Ou seja, você pode realizar uma transferência bancária a qualquer hora ou dia, e, em poucos segundos, o dinheiro estará na conta do destinatário. Tudo muito prático, rápido e seguro!

A seguir, vamos contar a você as novidades do Pix para este ano de 2022. Dessa forma, você consegue se organizar e adequar sua realidade financeira para essa facilidade. Vamos lá?

Como o Pix funciona?

Desde novembro de 2020, o Pix se tornou uma opção muito interessante para os brasileiros. Pessoas físicas e jurídicas estão sendo beneficiadas pela modalidade. Transações instantâneas e gratuitas tornaram os pagamentos muito mais práticos — tanto que, hoje, se você for a um estabelecimento comercial, como um restaurante, poderá efetuar o pagamento da sua conta por meio do Pix. 

Para ter acesso a essa facilidade é muito simples. Primeiro, você precisa ter uma conta em uma instituição financeira que ofereça essa modalidade, pois o Pix não é um aplicativo e, sim, um meio de pagamento lançado pelo Banco Central.

Feito isso, você deve cadastrar a sua chave Pix, que pode ser seu número de telefone, seu CPF, CNPJ, e-mail ou uma chave aleatória. Pronto, você já tem o seu Pix.

Agora, sempre que precisar receber uma transferência de alguém, é só passar a chave Pix cadastrada para ela, que assim que a outra parte concluir a transferência, o dinheiro estará na sua conta.

O Pix realmente é uma opção interessante?

Os números não mentem! De acordo com a Folha de São Paulo, 6 a cada 10 brasileiros já usaram o Pix. Isso mostra o quanto essa opção é interessante para quem quer fazer uma transação financeira rápida e segura. Mas as vantagens não param por aí, veja só:

  • não é necessário pagar tarifas para fazer transações e ter limites preestabelecidos: o limite das transações quem determina é você e sua instituição. Além disso, não há necessidade de pagar tarifas nas transações, como ocorria com o DOC, por exemplo;
  • não precisa esperar o horário comercial: os pagamentos via Pix podem ser realizados e recebidos a qualquer dia e horário;
  • menos burocracia de documentação: com o Pix, você não precisa perder tempo preenchendo dados pessoais para realizar a transação. Apenas a chave Pix é suficiente.

Quais as novas funcionalidades?

Novos recursos chegarão ainda este ano para tornar o Pix, de uma vez por todas, a preferência dos brasileiros. Confira as novidades:

  • Pix garantido: refere-se aos pagamentos realizados via Pix de forma parcelada e agendada;
  • Pix aproximação: aproximando o smartphone da máquina de cartão, o Pix pode ser realizado;
  • Pix débito automático: você poderá programar suas contas de consumo, como água, luz e internet para serem pagas de maneira automática por meio do Pix;
  • Pix saque: você deve se dirigir ao estabelecimento que aceita esse serviço, realiza o Pix e recebe o valor desejado;
  • Pix troco: se você não quiser receber o valor do troco em dinheiro físico, o estabelecimento poderá efetuar o pagamento por meio do Pix.

O Pix chegou para ficar! Por isso, é importante que você se adapte a essa nova realidade. Com o passar do tempo, pouco dinheiro físico circulará pelo mercado. Além disso, essa é uma maneira mais segura de realizar seus pagamentos, o que traz mais tranquilidade e até mesmo um melhor controle das suas finanças.

Se gostou desse conteúdo compartilhe com pessoas que podem gostar dessas dicas. Continue acompanhando o 4You Finanças para mais dicas sobre gestão financeira.

Compartilhe este conteúdo

Similar Posts