6 destinos em Goiás para viajar nas férias e economizar

Destinos com muita água e história são perfeitos para passar o próximo final de semana ou feriado

Localizado no Centro-Oeste brasileiro, Goiás é considerado um dos estados mais hospitaleiros do país. Isso sem falar que oferece natureza exuberante, cultura vibrante e culinária típica de dar água na boca. Como se não bastasse, ainda tem opções para viajantes que não querem (ou não podem) gastar muito.

São inúmeros destinos para os mais diferentes perfis de turistas. Mas, para vários deles, é possível planejar uma viagem barata sem passar perrengue. Fizemos uma lista com seis dicas que valem a visita, mas não são só essas. Como já dizia a música: “quando eu quero mais, eu vou pra Goiás”. 

Lago Serra da Mesa

Quinto maior lago do Brasil, o Serra da Mesa foi criado artificialmente para a construção de uma hidrelétrica, mas acabou virando um importante destino turístico do Noroeste do estado, nas proximidades de cidades como Uruaçu, Campinorte, Porangatu e Minaçu.

As águas do lago são próprias para banho e perfeitas para a prática de esportes aquáticos, atraindo turistas durante todo o ano, especialmente porque essa é uma região que faz calor o ano todo. Também porque é possível alugar uma casa próxima ao lago, comer e beber bem sem gastar muito.

Rio Araguaia

As cidades que ficam próximas ao Rio Araguaia também atraem turistas o ano todo, especialmente aqueles que gostam de pescar. Mas é especialmente durante a temporada, em julho, que o lugar enche. Muitas prefeituras investem em uma programação de verão, com shows e infraestrutura nas praias que se formam.

No Araguaia existem casas e embarcações de luxo, mas também é possível se hospedar em campings e levar a própria comida e bebida, sendo um programa ótimo para quem quer economizar. Isso sem falar que a beleza do rio é de tirar o fôlego.

Chapada dos Veadeiros

Um dos destinos mais famosos do estado, a Chapada dos Veadeiros é uma região cheia de vales, paredões e vegetação típica do Cerrado, com muita água e mais de 30 cachoeiras, sendo um verdadeiro paraíso para quem gosta de ecoturismo.

 

As cidades de São Jorge e Alto Paraíso de Goiás têm uma boa infraestrutura para receber turistas de todos os perfis, incluindo pousadas mais simples e campings. Para alguns passeios e trilhas você vai precisar de guia, mas dá para dividir esse custo com um grupo para ficar mais em conta.

Caldas Novas e Rio Quente

Maior estância hidrotermal do mundo, as cidades de Caldas Novas e Rio Quente ficam em uma região de Goiás que tem águas naturalmente aquecidas e atrai turistas de todo o mundo para suas dezenas de clubes e parques aquáticos. 

Também é possível visitar a Serra de Caldas, que tem cachoeiras e opções de belas trilhas, o que também atrai os amantes de esportes de aventura e natureza. A cidade é cheia de hotéis e restaurantes, para todos os perfis e bolsos.

Pirenópolis

A pequena cidade histórica, onde acontecem as tradicionais Cavalhadas, é perfeita para quem busca tranquilidade. Além do charme da cidade, a região é cheia de cachoeiras, sendo também uma opção para quem gosta de trilhas, aventura e busca se refrescar perto d’água.

A cidade abriga vários festivais e eventos culturais ao longo do ano, mas mesmo nessas ocasiões é possível se hospedar gastando pouco, inclusive alugando quartos nas casas de moradores locais.

Cidade de Goiás

A antiga capital do estado é outro destino perfeito para quem gosta de História. Caminhar pelas ruas de pedras, visitar construções antigas e museus e conhecer a casa de Cora Coralina são algumas das atrações da cidade, para a qual também é possível viajar gastando pouco, já que a maioria desses programas são gratuitos.

Assim como Pirenópolis, a Cidade de Goiás também é sede de vários eventos, quando fica movimentada e badalada, mas ainda sem inflacionar demais os custos com hospedagem, alimentação e passeios. Para se refrescar, também é possível encontrar estâncias e cachoeiras nas proximidades.

Se gostou desse conteúdo compartilhe com pessoas que podem gostar dessas dicas. Continue acompanhando o 4You Finanças para mais dicas sobre gestão financeira.

Compartilhe este conteúdo

Similar Posts